Exposição. Conferências. Workshops Exhibition. Conferences. Workshops

projecto instalativo

espaços incendiados da Reitoria da Universidade do Porto

vídeo. fotografia. espaço. som.

23 abril a 31 agosto 09

5.4.09

projecto


RESCALDO E RESSONÂNCIA!


Rescaldo e Ressonância! é um projecto especulativo que se ocupa dos espaços acidentados na Reitoria da Universidade do Porto por um incêndio em Maio de 2008.


Rescaldo e Ressonância! é um projecto contido, de linguagem austera, que se torna público nas modalidades de instalação espacial e de edição. O projecto surge da fascinação pelo acidente, mas recusa a espectacularização da catástrofe. Pesquisa a anti-espectacularidade e a normalidade, auscultando as ressonâncias de um espaço não-convencional, interpretando a crueza e a materialidade do pós-incêndio e documentando-o através de registos em diversos media (vídeo, fotografia, som e espaço). Expõe-se um projecto-ensaio numa modalidade instalativa que revê e interpreta os processos de consolidação dos espaços existentes, registados na documentação e nos materiais que um grupo de criadores contemporâneos recolheu após o processo de rescaldo.


Rescaldo e ressonância! é um ensaio espacial sobre a potencialidade e a dimensão metafórica da exposição num espaço “não-convencional”. A edição documentará os projectos instalados e será acompanhada de ensaios sobre as ideias de instituição, ficção e contingência.


Um projecto de colaboração de André Cepeda (fotografia), Paulo Mendes (vídeo), Inês Moreira (curadoria e concepção do espaço) e Jonathan Saldanha (som).

Catálogo com ensaios: Aneta Szylak, Pedro Bandeira, Inês Moreira